Sabe o que está saturado?
Ter um negócio e não cuidar da comunicação em todos os aspectos, inclusive do marketing e de sua presença no digital. Está saturado encarar a ferramenta valiosíssima que é a rede social digital como uma gaveta de guardar post. Postar por postar. Vender por vender. Colocar-se na posição de apenas mais um vendendo para sobreviver e postando para “não deixar de aparecer”.
Está saturado achar que Instagram é tudo, que feed quebra-cabeça basta, que postar de qualquer jeito é melhor do que nada… e está saturado achar que, investindo tempo e dinheiro em planejamento sem estratégia, a coisa tem que dar certo e render seguidores e vendas num piscar de olhos.
Está saturado também não se atentar para o fato de que, seja você empreendedor, influenciador digital ou político, as mudanças na forma como as pessoas consomem conteúdo por aqui acontecem em progressão geométrica. Saturou, inclusive, o ato de confiar no famoso sobrinho que “sabe fazer umas artezinhas bacanas e manja de Facebook e Instagram”. Das duas, uma: ou você aprende a fazer ou investe em um profissional pra isso. E se optar pela primeira alternativa, não tem problema, não precisa aprender tudo que um profissional de mídias faz. Basta conhecer as potencialidades do seu negócio, considerar o universo dos seus potenciais clientes e planejar com bom senso e boas estratégias a comunicação de sua empresa. De sua marca. Sim, porque você precisa se enxergar enquanto uma marca. Mas isto é assunto para um outro café.
Se organizar direitinho, todo mundo entende como a coisa aqui no digital funciona e consegue fazer um trabalho bem mais do que bacana. Eu sou Tainah Quintela, jornalista, idealizadora do projeto Rede Mídias e estrategista de conteúdo inteligente. Estou aqui para segurar sua mão nesse processo.